Artigo

Lipoaspiração

Lipoaspiração - o que é, quando e quem pode?

Por: CirurgiaPlastica.com.br | Publicado em 29/12/2008

A lipoaspiração, também chamada de lipoplastia, remove depósitos de gordura de partes específicas de seu corpo, de sua face ou de seu pescoço. Por exemplo, pode diminuir seu quadril e sua coxas, nivelar seu abdômen, dar forma à sua panturrilha e tornozelo e eliminar o queixo duplo, resultando em uma aparência mais jovem e relaxada.

A lipoaspiração é particularmente usada em homens e mulheres de peso relativamente normal, porém com gorduras localizadas em certas partes do corpo, tornando-o desproporcional. Esses depósitos de gordura localizadas podem, às vezes, ser um defeito congênito e não desaparecem com dietas e exercícios. Neste caso, a lipoaspiração é a única maneira de eliminar essa gordura localizada. A lipoaspiração não deve ser considerada como um método substituto para perda de peso e também não é um tratamento eficaz contra a celulite. Tratamentos alternativos podem ser considerados em alguns casos, para melhorar esses problemas.

É possível fazer lipoaspiração em qualquer idade, mas você obterá melhores resultados se sua pele ainda tiver elasticidade suficiente para retrair, remodelando seu corpo após a cirurgia. Quando a pele não tem elasticidade, como acontece com pacientes mais velhos, a retração não é muito boa, podendo ser necessário ressecção do excesso de pele.

A lipoaspiração pode ser usada para tratar uma condição chamada ginecomastia (aumento do volume mamário do homem) que freqüentemente ocorre com adolescentes e adultos jovens.

A lipoaspiração pode ser feita em várias partes do corpo ao mesmo tempo, associada ou não à outra cirurgia plástica.

Os melhores candidatos para a lipoaspiração

Você pode ser um bom candidato para fazer uma lipoaspiração se você tem excesso de gordura localizada ou deseja modelar alguma das seguintes áreas:

Bochechas, papada e pescoço;
Parte superior do braço;
Peito ou área peitoral;
Costas;
Abdômen e cintura;
Quadris e glúteos;
Parte inferior e exterior da coxa;
Parte interior do joelho;
Panturrilhas e tornozelo.

Os riscos da lipoaspiração

Felizmente complicações significativas na lipoaspiração são pouco freqüentes. Todo ano milhares de pessoas fazem essa operação com sucesso, sem nenhum problema e ficam felizes com o resultados. Porém se você considera submeter-se à cirurgia, deve conhecer tanto os benefícios como os riscos.
Algumas das complicações que podem acontecer incluem hemorragia, infecções e reações à anestesia. O acúmulo de sangue embaixo da pele é possível, mas normalmente se dissolve e raramente requer retirada. A dormência da pele depois da operação é quase sempre temporária, mas é possível que essa dormência persista ou que apareça uma coloração na pele nas áreas tratadas.
As irregularidades do contorno incluindo depressões ou rugas na pele podem acontecer em alguns pacientes, mas há tratamentos para ajudar a minimizar esses problemas caso eles aconteçam. Você pode minimizar os riscos seguindo as nossas orientações antes e depois da cirurgia.

Artigo escrito por: Dr.Hebert Teixeira Lamblet
Fonte: http://www.hlamblet.com.br/index.php?topic=artigo1&idioma=portugues&cd_selecionado=147
Veja mais artigos de Lipoaspiração