Matéria

Geral

A onda agora é diminuir a vulva

Publicado em 03/07/2009

Vaidade sim, elas não negam. Mas a ninfoplastia, ou plástica realizada nos pequenos lábios da vulva, tem ganhos que vão além da estética. Se os pequenos lábios, por causa da idade ou má - formação, se tornam maiores que os grandes lábios, a penetração pode ser prejudicada, e a mulher pode ter dor e desconforto. "A cirurgia retira parte da pele excedente dos pequenos lábios. Isso não aumenta nem diminui a sensibilidade da mulher, mas facilita a relação sexual e melhora a sua auto-estima , o que, naturalmente, a deixa mais à vontade e melhora seu desempenho", diz a cirurgiã plástica Luciana Pepino.

O procedimento é mais procurado entre as mulheres que têm uma vida sexual ativa e intensa, normalmente com um parceiro fixo. "São mulheres entre 25 e 50 anos, que já não estão no início de sua vida sexual , mas se preocupam em impressionar os seus parceiros", afirma Luciana. A médica diz já ter sido procurada até por celebridades, "porém, por questões éticas, não posso citar o nome".

A cirurgia não é agressiva, dura apenas 40 minutos e a recuperação é indolor. O maior sacrifício fica por conta da abstinência: 30 dias sem nem pensar no assunto. O investimento vai de dois a cinco mil reais, mas Luciana alerta que é melhor não economizar muito na escolha do especialista. "Qualquer cirurgia realizada por profissionais não habilitados pode trazer sérias consequências. No caso da ninfoplastia, pode acontecer a perda de sensibilidade (a pior delas) e também a retirada excessiva de tecido trazendo retrações e desconforto à paciente ."

Luciana acredita que a cirurgia plástica íntima foi mais uma conquista das mulheres, que agora podem se sentir mais à vontade e explorar sua sexualidade sem vergonha do próprio corpo. "A procura tem crescido por causa da informação. Quanto mais informadas a respeito, mais tranquilas as mulheres se sentem para procurar uma cirurgia íntima. O que elas mais relatam depois é o significativo aumento na auto-estima", diz ela.

Mas será que a popularidade da cirurgia não vai impor às mulheres mais um padrão de beleza que as faz serem escravas até mesmo nas partes mais íntimas de seu corpo? "Talvez essa tendência realmente se afirme entre as mulheres", afirma Carmita Abdo, coordenadora do Projeto de Estudos da Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Mas a preocupação com a aparência da genitália não é uma exclusividade feminina, há anos os homens vêm tentando aumentar o tamanho de seu pênis. O que acontece agora é que está se falando cada vez mais em sexualidade feminina e a mulher passou a conhecer novos aspectos de seu próprio corpo e se incomodar com eles", diz a psiquiatra.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostrou que, no ano passado, 402 mil brasileiras buscaram cirurgias estéticas. O País teve 1 . 252 procedimentos por dia, o que o colocou entre os países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo. Os números indicam que as brasileiras já têm muitos padrões estéticos aos quais se adequar. Será que precisam de mais um?

Para Carmita, o grande problema da ninfoplastia, assim como de toda cirurgia plástica, é quando ela é considerada uma solução mágica para os problemas de um relacionamento. "Se a cirurgia plástica da vulva for um complemento para as mulheres que se sentem muito incomodadas com isso, tudo bem, certamente isso as fará mais confiantes. O erro ocorre quando as mulheres valorizam as questões estéticas em detrimento do conteúdo. Olhar a questão mais ampla, descobrindo o que as fariam mais atraentes como ser humano, isso sim vai tornar o relacionamento mais interessante", afirma Carmita.

Conheça outras cirurgias plásticas íntimas:

Lipoaspiração do monte de Vênus: o desconforto do volume próximo ao ânus é puramente estético, normalmente quando as pacientes usam roupas justas e de banho. Na cirurgia, que dura 30 minutos, o excesso de gordura é retirado por meio da lipoaspiração, reduzindo o volume da região.

Preenchimento dos grandes lábios: procedimento realizado com o intuito de preencher os grandes lábios da vulva que, com o emagrecimento ou o envelhecimento, se tornam mais frouxos, finos e pendentes. Também puramente estética. A correção é feita nas mulheres que se sentem incomodadas com roupas de banho e na frente dos parceiros.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87002-7833-216,00-DEPOIS+DO+ENLARGE+YOUR+PENIS+A+ONDA+AGORA+E+DIMINUIR+A+VULVA.html
Veja mais matérias de Geral