Matéria

Geral

Anestesista deve ser avaliado antes da plástica

Publicado em 23/10/2008

Se a sua vontade de fazer uma cirurgia plástica se depara sempre com o medo da anestesia, a dica dos especialistas é: procure entender mais sobre o procedimento e sobre o médico que vai trabalhar em sua cirurgia.

"Com os avanços técnicos e científicos que existem hoje, a anestesia é um dos procedimentos médicos mais seguros em mãos de pessoas treinadas e qualificadas", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

A anestesia pode ser geral ou local. Sob o efeito da anestesia geral, o paciente dorme. Com a local, o paciente pode permanecer dormindo ou acordado, embora parte de seu corpo fique livre de sensações.

"O anestesista controla a pressão arterial e outras funções orgânicas importantíssimas, enquanto o paciente está sedado. Este profissional integra a equipe do cirurgião plástico para evitar o sofrimento do paciente, tornando seguro o ambiente para que o cirurgião possa fazer o seu trabalho com tranqüilidade", explica Ruben Penteado.

Existem diversos tipos de anestésicos gerais e locais. Os locais são aplicados perto dos nervos, enquanto os anestésicos gerais são administrados por meio da veia ou da respiração.

"A escolha do anestésico varia com o tempo e o tipo de operação a ser realizada, além das condições físicas e emocionais do paciente. É definida após a consulta com o cirurgião plástico e depois da avaliação dos exames pré-operatórios", resume Penteado, que também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Para colaborar com a sua própria segurança, é importante que o paciente siga todas as instruções recebidas antes da intervenção cirúrgica, principalmente o tempo de jejum indicado.

"É importante relatar ao médico todos os medicamentos que são tomados regularmente, e, em especial, enumere aqueles aos quais você sabe que tem alergia", recomenda Penteado.

Fontes:
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/anestesista-deve-ser-avaliado-antes-cirurgia-plastica-393938.shtml
Veja mais matérias de Geral