Geral
Dez perguntas (e respostas!) sobre acne
Publicado em 02/01/2009
Comer chocolate provoca espinhas?
Não existe comprovação científica e consenso sobre esta relação. Mas alimentos gordurosos, em geral (chocolate e sorvete inclusos!), podem aumentar a oleosidade da pele e isso também aumenta a probabilidade de aparecer uma espinha.
Meu intestino é preso. Isso contribui para o aparecimento de espinhas?
Não existe nenhuma relação entre o funcionamento intestinal e acne.
Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne?
Manter a pele limpa é importante para a prevenção da acne. Mas lavar o rosto repetidamente pode causar o efeito "rebote", ou seja,a pele acaba produzindo mais oleosidade para compensar pelo ressecamento provocado pelas lavagens.
Acne é contagiosa?
Não. Apesar de existir uma bactéria envolvida no seu surgimento (P. acnes), a acne não é transmitida de pessoa para pessoa.
Cravos pretos são sinônimo de sujeira e presença de vermes na pele?
Não. Os cravos pretos são o resultado do entupimento dos poros pela própria gordura produzida pela nossa pele. Em contato com o ar, essa gordura oxida e escurece.
Acne é hereditária?
Sim. A causa principal para o surgimento da acne é a existência de uma predisposição genética. ou seja: se seus pais tiveram muitas espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema. O segredo é já começar a cuidar bem da pele logo que aparecerem os primeiros cravos.
Anticoncepcional piora a acne?
Pela influência dos hormônios, o anticoncepcional pode agravar ou melhorar a acne. Isso depende do tipo de contraceptivo que for escolhido, mas o surgimento da acne está ligada a diversos outros fatores.
Menstruação causa acne?
Também por causa dos hormônios, pode haver uma piora da acne nos dias anteriores à menstruação, durante a TPM.
O sol melhora a acne?
Não. Apesar de ter algum efeito antiinflamatório, o sol pode provocar aumento na produção de oleosidade o que, na verdade, pode piorar a acne.
Cicatrizes de acne são para sempre?
Depende do tipo de cicatrizes. Existem alguns recursos para o tratamento das marcas deixadas pela acne, como os peelings, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais adequado para você, consulte um dermatologista. Mas, de qualquer maneira, evite espremer as espinhas.
Fonte: http://capricho.abril.com.br/beleza/dez-perguntas-respostas-acne-411161.shtml
Veja mais matérias de Geral