Matéria

Geral

Joanete

Publicado em 12/12/2008

A joanete, como é popularmente conhecida, é um desvio ósseo causado pelo excesso de peso, desvio congênito ou uso inadequado de calçados com saltos finos e pontas estreitas, que projetam o peso corporal para os dedos.

A dor e o incômodo são agudos e os tratamentos convencionais impedem a progressão do problema, mas não o curam o, sendo necessária a intervenção cirúrgica. O tempo contribui para que a lesão atinja os outros dedos, por isso é essencial procurar um profissional adequado para solucionar o problema o quanto antes. Neste ponto a escolha do profissional é muito importante, devendo-se optar por um especialista em ortopedia e cirurgia do pé.

Não há necessidade de internação

Através de uma pequena incisão na região, realizada sob anestesia local com sedação, o cirurgião faz uma raspagem na protuberância óssea e cartilaginosa que deformou os pés. A cicatriz é fina e fica escondida na parte interna dos pés.

Pós-operatório

Após a intervenção será necessário evitar sapatos de salto alto, apertados e com bico fino. Na primeira semana aconselha-se o uso de sandálias baixas e abertas. Os pontos são retirados em dez dias.

A mudança de hábitos inadequados é essencial, pois a persistência criará um novo joanete.

Fonte: Fique Linda
Veja mais matérias de Geral