Matéria

Geral

Pimentão ou morena dourada: por que?

Publicado em 30/12/2008

No verão é sempre assim: as branquinhas ficam um pimentão e as morenas com pele dourada, pode reparar! E que invejinha daquela cor do pecado, não? Se você é daquelas que não consegue de jeito nenhum ficar bronzeada porque a cor pimentão te persegue, saiba o porquê e como evitar.

Segundo a dermatologista Fabiana Simões Pietro, o que determina uma pele mais escura é a quantidade de melanina, que dá à pele o pigmento marrom. "A melanina é responsável pela coloração e é um ‘filtro solar’ natural da pele", explica a especialista, que ainda diz que quando as pessoas estão expostas ao sol, quanto mais morenas forem, menos raios ultra-violetas atingem o DNA da pele por conta da quantidade de melanina que agem como filtro solar.

Já as mais branquinhas (como as clássicas ruivas de olhos claros ou loiras, por exemplo), possuem pouca melanina, portanto, não têm o ‘filtro solar’ natural e "quando os raios atingem o núcleo da célula, ela é lesionada, por isso a reação é inflamatória, ou seja, o efeito vermelho-pimentão", afirma a dermatologista.

Nos dois casos, tanto das morenas como das branquinhas, acontece a lesão celular quando os raios atingem o corpo, mas nas morenas, que têm naturalmente mais melanina, o DNA celular é estimulado e, dessa forma, induz-se a produção de mais e mais melanina. E ai está o motivo da cor bronzeada após algumas horas ou dias de sol.

Já as mais branquinhas têm poucas células para produzir melanina, por isso a primeira reação da pele é ficar vermelha. E a má notícia é que, segundo a especialista, não há milagre que possa ser feito para as branquinhas ficarem bronzeadas naturalmente, afinal isso é uma determinação genética. Uma opção é usar auto-bronzeadores ou auto-bronzeadores em forma de aerosol feitos em clínica, como o Jet bronze.

Mas é importante lembrar que eles não protegem do sol, são apenas uma maquiagem. Portanto, Fabiana indica protetor solar fator 30 para o corpo e 60 para o rosto. E não é porque as morenas já possuem bastante melanina que devem deixar de usar protetor solar. Para aquelas que têm objetivo de ficar bronzeadas, o recomendado é usar protetor com fator 15 e tomar antioxidante por boca, como vitaminas C e E e selênio, por exemplo para diminuir os efeitos da lesão proporcionada pelo sol.

Fonte: http://cristianaarcangeli.terra.com.br/htmls/app/md_noticia_5_0/2008/12/25/corpo,i=230/
Veja mais matérias de Geral