Artigo

Lipoaspiração

Lipoaspiração do monte de vênus

Por: CirurgiaPlastica.com.br | Publicado em 19/01/2009

A Lipoaspiração veio para o Brasil na década de 80, como uma técnica inovadora da retirada de gordura indesejada, atendendo ao mercado de saúde e estética que tanto cresce ano a ano. No início, o procedimento, ainda não muito bem explorado, causou uma série de problemas na saúde pública, porém com o advento de tecnologias e estudos a respeito da cirurgia plástica, que evoluiu de maneira surpreendente, a lipoaspiração apresenta uma margem baixíssima de risco.

A Lipo, como é chamada, consiste na aspiração da gordura subcutânea, por meio de uma cânula (tubo com pequenos orifícios nas duas extremidades), ligada a uma bomba de sucção, introduzida através de um pequeno corte (em meio centímetro).

Como dito anteriormente, a tecnologia médica envolvendo a cirurgia plástica evoluiu tanto, que hoje a lipoaspiração pode ser feita praticamente em qualquer parte do corpo em que haja gordura considerada em excesso. Um desses locais é o Monte de Vênus, região acima da vagina. A cirurgia é indicada para mulheres com excesso de gordura depositada no púbis, o que pode deixá-lo muito volumoso.

A Lipoaspiração do Monte de Vênus normalmente necessita apenas de anestesia local com ou sem sedação e, em casos extremos a peridural. Entretanto, apesar de parecer simples, é uma cirurgia muito delicada, por ser feita numa região extremamente vascularizada. O ato cirúrgico deve durar cerca de uma hora e a paciente deve receber alta após doze ou vinte e quatro horas. Ela deve voltar à clínica depois de uma semana para a retirada dos pontos. A cicatriz fica imperceptível, já que os pêlos pubianos a cobrem, além do corte ser muito pequeno, já que a cânula para esse tipo de cirurgia é de diâmetro muito pequeno.

Por ser uma região muito sensível, o Monte de Vênus, após a lipoaspiração, deve ficar bastante dolorido e é preciso que a paciente tome cuidado em situações rotineiras como dormir, sentar e urinas. Relações sexuais devem ser evitadas por pelo menos vinte dias para que a recuperação não seja prejudicada, além de evitar que a paciente sinta mais dores do que o normal. Apesar de ser uma recomendação médica, é comum que as próprias pacientes tomem essa atitude devido ao constrangimento em relação aos hematomas e ao inchaço, que devem desaparecer em dois meses, no máximo.

Artigo escrito por: Dr.Wagner Montenegro.
Fonte: http://www.plasticamontenegro.com.br/artigos/lipoaspiracao-monte-de-venus.html
Veja mais artigos de Lipoaspiração