Matéria

Geral

Cirurgia plástica X Cigarro

Publicado em 26/01/2009

O cigarro concentra 4 mil substâncias tóxicas e pode interferir na cicatrização ou comprometer o resultado de uma cirurgia. A cicatrização do corte cirúrgico está relacionada com as condições da circulação, já que é o fluxo de sangue que irriga os tecidos e leva nutrientes e oxigênio à camada superficial da pele.

Em pacientes fumantes, esse processo fica comprometido. As substâncias nocivas do cigarro intoxicam o organismo e engrossam o sangue, que acaba circulando com mais dificuldade. Essa má circulação faz com que vários nutrientes e proteínas importantes cheguem em menor quantidade nas áreas de tecido que precisam cicatrizar.

O cigarro provoca vasoconstrição, ou seja, diminui o tamanho dos vasos sanguíneos. Esse fato também compromete a circulação e pode até causar a morte de algumas células, a chamada necrose. Se isso acontece, a cicatriz pode ficar escura e alta, apresentando quelóide. Uma das conseqüências da má cicatrização é a hiperpigmentação da cútis causada pelo depósito de melanina nas regiões onde há acúmulo de nicotina. As toxinas do cigarro fazem as paredes dos vasos ficarem porosas, facilitando o contato com o pigmento presente no sangue.

Os cirurgiões plásticos normalmente solicitam aos pacientes fumantes que procurem deixar o cigarro de lado pelo menos um mês antes da cirurgia. Esse período de trinta dias já faz uma grande diferença na recuperação. Para regenerar a região cortada, o organismo precisa de uma quantidade grande de oxigênio e quem fuma não tem esse componente em quantidade suficiente.

O pós-operatório dos fumantes costuma ser mais complicado do que o dos não fumantes. Há um maior mal-estar e riscos mais sérios de infecções. Além disso, os fumantes tendem a tossir mais e a força do ato pode abrir os pontos cirúrgicos. O tensionamento decorrente da tosse causa dor e força o corte, dificultando a regeneração.

Em suma, para quem quer encarar uma cirurgia e garantir bons resultados é fundamental abandonar o vício bem antes da operação. Vale mesmo a pena, tanto pela saúde quanto pela beleza. Quer mais razões para apagar de vez o cigarro?

Fonte: www.fiquelinda.com.br
Veja mais matérias de Geral