Matéria

Geral

Dê um up no visual

Publicado em 26/01/2009

A blefaroplastia, cirurgia realizada nas pálpebras, é um dos procedimentos mais procurados atualmente. Consiste na correção cirúrgica do excesso da pele e das bolsas de gordura nas pálpebras, que dão um ar envelhecido ao paciente. Em geral, começam a aparecer por volta dos 30 anos, mas há pessoas cuja predisposição hereditária favorece seu aparecimento precoce.
É importante o paciente saber que o efeito da plástica de pálpebra é localizado, e não proporciona o rejuvenescimento do rosto. Isto só será possível se a blefaroplastia for realizada em associação com outras técnicas, como o lifting, por exemplo, cujo objetivo é eliminar as rugas.
Na plástica de pálpebras as cicatrizes são praticamente imperceptíveis. Após a total cicatrização, o que ocorre por volta do terceiro mês, elas ficam praticamente escondidas entre os sulcos naturais da pele. Antes disso, podem ser disfarçadas com a utilização de maquilagem.
A cirurgia é simples e rápida. É retirada uma quantidade de pele em forma de elipse das pálpebras superiores, e as bolsas de gordura que se formam tanto nas pálpebras superiores, quanto inferiores (em geral, duas na parte superior e três na inferior).
A localização e a forma da incisão elíptica podem variar em relação ao canto dos olhos, de acordo com o objetivo do cirurgião e sua sensibilidade artística. A quantidade de pele retirada varia de paciente para paciente, mas é sempre maior nas pálpebras superiores.
A anestesia usada para esse tipo de cirurgia é a local, aliada a um leve sedativo para acalmar. Há casos em que o paciente vai para casa logo após a operação, sendo recomendável que fique em repouso por algumas horas, para que o inchaço seja menor.
Não é comum haver dor no pós-operatório, mas caso ocorra, o uso de analgésico resolve o problema. Os pontos são retirados após 72 horas.

Fonte: Site iTodas http://itodas.uol.com.br/portal/beleza_e_moda/colunistas/ewaldo_bolivar/materia.itd.aspx?cod=4596&canal=721
Veja mais matérias de Geral