Matéria

Geral

Entenda melhor o HPV

Publicado em 03/12/2008

O que é o HPV?

HPV é uma sigla que significa, em português, Papilomavírus humano. É um vírus que está subdividido em mais de 100 tipos diferentes e cada um recebe um número. Os tipos 6 e 11 são os mais comuns e causam verrugas genitais benignas, conhecidas como crista de galo. É um vírus que atinge as mulheres e os homens. Segundo o Ministério da Saúde, em 2003, mais de 685 mil pessoas estavam infectadas com o HPV no Brasil.

Prevenção

Segundo o Dr. Mauro Romero Leal Passos, ginecologista e autor do livro "HPV - Que bicho é esse?", ter somente um parceiro sexual pode evitar o contato com o vírus. O uso da camisinha protege contra o HPV no colo do útero, mas não contra as lesões externas. Caso haja o contato com uma verruga externa, há um grande risco de contágio. A ginecologista e obstetra Silvia Freitas recomenda "vistorias" regulares com o auxílio de espelhos na área genital e atenção a pequenas verrugas na hora do banho. A camisinha feminina também ajuda e promove mais proteção contra o HPV que a masculina.

Dicas práticas
- O uso da camisinha é imprescindível. Você se previne de várias doenças, inclusive a AIDS;
- Cuide-se! Ir ao ginecologista a cada seis meses é fundamental;
- Escute sempre a opinião de outros médicos e se trate com quem você se sentir melhor;
- Pergunte tudo ao seu ginecologista e só saia do consultório quando estiver com as dúvidas sanadas.
- Não acredite em tudo o que é publicado na internet. Escolha veículos confiáveis e confirme as informações com o seu médico.
- Não tenha vergonha de contar para o seu namorado ou para a família. O HPV não é pego somente na relação sexual e você vai precisar do apoio deles para melhorar.
- Faça o tratamento corretamente. Acredite: você pode se livrar do HPV!

Como descobrir o HPV

Corrimentos estranhos e verrugas externas na vagina ou no pênis são os primeiros alertas. O HPV pode ser detectado através do exame de Papanicolaou, um teste de HPV ou pela colposcopia, um exame ginecológico em que é possível enxergar lesões no colo do útero.

Tratamento

O tratamento é feito com cauterizações, pomadas e até uma cirurgia chamada conização, que retira uma parte do colo do útero para eliminar a lesão. Nos tipos menos graves, o HPV pode sumir do organismo sozinho, ou seja, a paciente tem o vírus, mas ele não se manifesta e é eliminado do corpo.

Câncer de colo de útero

Alguns tipos de HPV podem causar câncer de colo de útero, mas um diagnóstico preciso e o tratamento correto previnem a evolução do vírus. Quem tem casos de câncer na família tem mais propensão à doença, mas ter HPV não é caso de desespero. "O HPV é uma doença séria, sim, mas não podemos supervalorizá-la.", afirma Dr. Mauro.

Gravidez

Durante a gravidez, as lesões e verrugas podem aumentar de tamanho e isso pode prejudicar o parto, mas Dr. Mauro garante: "Não há nada comprovado de que o HPV passe para a criança durante a gestação ou na hora do parto, mas é preciso cuidar e ter a certeza de que a mulher está bem para engravidar".

A cura

De acordo com o Dr. Mauro, alguns especialistas discordam sobre a cura do HPV. Alguns dizem que o vírus é totalmente eliminado e outros afirmam que o ele continua no organismo, mas sem se manifestar. Ainda faltam pesquisa para se chegar a uma conclusão. O ambiente mais propício para a manifestação do vírus é quando a resistência do organismo abaixa.

A vacina

Existe atualmente uma vacina que combate quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero e por 90% das verrugas genitais. São três doses que promovem a produção de anticorpos no organismo e tem efeito de até cinco anos. A vacina quadrivalente pode ser dada em pessoas de 9 a 26 anos e somente em quem não tem o vírus. Quanto mais cedo se toma a vacina, maior é a produção de anticorpos. O tratamento custa, em média, mil reais.

www.gloss.abril.uol.com.br
Veja mais matérias de Geral