Matéria

Geral

Lifting, Lipo, Laser e Fios de Ouro.

Publicado em 09/01/2009

Passar o rosto a limpo não é, definitivamente, tarefa para amadores. Mexer na pele com liftings e peelings requer muito cuidado do profissional médico para evitar as seqüelas indesejadas. O Dr. Gláucio Farina esclarece sobre o que deve ser feito nos períodos de pré e pós-cirurgia. Ele ainda fala sobre os novos materiais que facilitam as intervenções cirúrgicas, sobre lipo para alguns casos de celulite e as aplicações do bisturi a laser.

1. Como evitar o aspecto forçado ou artificial que algumas mulheres operadas de rugas têm?
Existem inúmeras técnicas para realizar uma cirurgia plástica de rugas ( ritidectomia ou mais popularmente ritidoplastia ). As técnicas mais antigas tratavam apenas da pele, retirando o seu excesso. Com isso, surgiam áreas de cicatrizes muito aparentes com resultados pouco naturais . Hoje em dia, tratamos também a musculatura (sistema músculo aponeurótico facial ) com resultados muito naturais e animadores .

2. Como evitar que, na cirurgia de rugas, a orelha fique desalinhada ou a linha do couro capilar recue?
Da mesma forma que tratamos a área de rugas de uma maneira mais "profunda", conseguimos obter uma cicatriz menos aparente, de melhor qualidade e em alguns casos sem alteração da linha capilar ou da implantação das orelhas. Detalhe: após uma cirurgia plástica sempre vai existir uma cicatriz.

3. Qual a recomendação dos fios de ouro para liftings?
Os fios de ouro têm uma ação inicial razoável que se perde depois de alguns meses. Explico: os fios de ouro são colocados no tecido celular subcutâneo, acima da camada muscular. Como eles não interferem na ação muscular, ocorre uma pequena reação ao "corpo estranho" com formação de colágeno e elastina, que age por um período de algumas semanas ou meses.

4. Lipoaspiração resolve problemas sérios de celulite?
A lipoaspiração pode ser indicada nos casos mais graves de celulite. Quando a celulite atinge seu grau maior, podemos fazer lipoescultura para uma melhora do quadro de retração da pele . Nos casos de celulite discreta a lipoaspiração está contraindicada. Atenção: não devemos confundir gordura localizada com celulite.

5. Qual a vantagem de o corte cirúrgico ser feito a laser ou com bisturi normal?
Os raios laser têm a função dentro da cirurgia plástica de peeling. Sua precisão ao descamar a pele até o limite necessário é impressionante. Porém, apesar de possível, uma incisão feita com o braço mecânico do bisturi a laser é bastante desconfortável para o cirurgião. O resultado final de uma incisão com bisturi convencional (lamina) , bisturi eletrônico (radiofreqüência) e bisturi laser é , a longo prazo, idêntico.

6. As cirurgias estão sendo feitas com novo material?
Realmente existem novos materiais na medicina. Na cirurgia plástica podemos citar a cola interna de fibrina - a pele artificial para grandes queimaduras - os novos fios de sutura que não precisam mais ser removidos e ainda a cola para substituir pontos na pele. Todos estes novos lançamentos estão em uso com benefícios para os pacientes e para os médicos cirurgiões.

7. A pessoa que vai ser operada deve passar por uma dieta especial para se preparar para a intervenção?
Existe todo um preparo para a paciente que vai ser submetida a uma cirurgia plástica estética. Tentamos com isto uma melhor resposta cicatricial e uma recuperação mais rápida - damos então um suporte de aminoácidos e vitaminas para uma boa cicatrização - comprimidos tomados às refeições 30 dias antes do ato cirúrgico e toda parte de condicionamento da pele ( tonificação - hidratação - aumento da espessura da rede colágena com hidroxiácidos, ácido ascórbico ...). Enfim a adequação da paciente como um todo .

8. Existe época do ano mais propícia para se fazer a cirurgia plástica, devido ao calor ou frio?
Realmente existem alguns procedimentos que devem ser realizados nos períodos de sol menos intenso, como por exemplo, os peelings, dermo-abrasões, tratamento de manchas e outros procedimentos que deverão ser mantidos afastados dos raios solares devido à maturação cicatricial. É o caso de rugas de face, mamoplastias... . Ou seja, a paciente deverá se manter afastada (após uma cirurgia) da ação direta do sol, por um período de 3 meses em média.

9. Depois de operada e com os pontos retirados, a pessoa deve passar filtro sobre a cicatriz? Qual filtro? Algum especial?
Como já disse, após a retirada dos pontos, a paciente deverá se manter afastada da ação solar por um período de três meses, findo os quais poderá freqüentar locais de insolação com protetores solares formulados especialmente para este fim, além da proteção mecânica. Dou preferência a bloqueadores solares ou formulações em gel com fator superior a 20 . Podemos, em alguns casos, associar hidratantes ou nutrientes anti-radicais livres na fórmula .

Fonte: http://www.wmulher.com.br/template.asp?canal=beleza&id_mater=1124
Veja mais matérias de Geral