Matéria

Geral

Plástica pode melhorar enxaqueca, afirma estudo

Publicado em 04/08/2009

Um estudo realizado nos Hospitais Universitários, um importante centro médico da cidade americana de Cleveland, e publicado na edição de agosto do periódico Plastic and Reconstructive Surgery, revelou que cirurgias plásticas podem ajudar a reduzir, e até eliminar em alguns casos, as enxaquecas dos pacientes.

Por enquanto, o estudo foi feito com um grupo pequeno de pessoas, mas os resultados, divulgados pelo Atlanta Journal Constitution, são impressionantes. Segundo o jornal, 75 pessoas com enxaquecas leves e severas participaram do estudo. Os médicos, liderados por Bahman Guyuron, presidente do departamento de cirurgia plástica dos Hospitais Universitários, identificaram então os pontos nos rostos das pessoas onde a enxaqueca começava. Nesses pontos – a têmpora ou a testa, por exemplo – o médico injetou botox. Se os pacientes sentissem uma diminuição do número e da intensidade da enxaqueca, eram submetidos à cirurgia.

Quem tinha dores iniciadas na testa, retirou alguns pequenos músculos que deixam a testa franzida. Quem tinha dores na têmpora, passou por uma cirurgia em um pequeno nervo – e levantou as sobrancelhas. E nas pessoas que tinham dores iniciadas na parte posterior da cabeça, um tecido de gordura foi colocado ao redor de um nervo para evitar que ele ficasse sob pressão.

Das 75 pessoas, 49 passaram por essas cirurgias. Outras 26 formaram o grupo de controle, e foram submetidas a cirurgias falsas. Entre os 49 realmente operados, 84% tiveram algum tipo de redução das enxaquecas e 57% ficaram totalmente livres do incômodo. No grupo de controle – afetado pelo efeito placebo, ao qual os pacientes com dores crônicas são muito suscetíveis – as porcentagens foram de 57,7% e 3,8%.

Ao Atlanta Journal Constitution, Guyuron disse que o procedimento pode beneficiar muitas pessoas que sofrem com enxaqueca, mas diz que é necessário fazer testes com grupos maiores de pessoas. Além disso, a cirurgia não é para qualquer um. "É para pessoas que estão sofrendo muito, que não tiveram melhoras com outros tratamentos, que conseguem identificar um ponto que inicia a dor e que respondem ao Botox", diz Guyuron. "São várias barreiras".

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI85556-15257,00-PLASTICA+PODE+MELHORAR+ENXAQUECA+AFIRMA+ESTUDO.html
Veja mais matérias de Geral