Geral
SBCP divulga nota sobre infecção de pacientes
Publicado em 23/12/2008
Lipoaspiração é técnica cirúrgica reconhecida cientificamente pela SBCP, nos termos da Resolução 1711/2003 do Conselho Federal de Medicina.
Lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada, atualmente, no nosso país.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, levando em consideração a relevância da Lipoaspiração na pratica cirúrgica, organizou em São Paulo, no mês de Junho, o Fórum de Lipoaspiração, com a participação de representantes do Superior Tribunal de Justiça, do Ministério Publico e médicos de especialidades afins, para discutir, esclarecer e elaborar os critérios a serem cumpridos rigorosamente para manter os parâmetros de segurança do procedimento, para beneficio dos pacientes.
Desde que foi introduzida há trinta anos, não há na literatura médica, relatos que comprovem sob o ponto de vista estatístico, que a incidência de infecção em lipoaspiração, ultrapasse às relatadas em qualquer outro procedimento cirúrgico.
Os fabricantes são os responsáveis pela qualidade dos instrumentais cirúrgicos, que devem estar obrigatoriamente regularizados junto aos órgãos públicos competentes.
Higienização e esterilização do material cirúrgico utilizado pelo cirurgião, são de inteira responsabilidade dos estabelecimentos de saúde, que devem possuir alvarás de funcionamento liberados e fiscalizados pelos órgãos de vigilância sanitária.
O médico cirurgião plástico, que utiliza hospitais e clinicas de saúde, acredita que todas as exigências estabelecidas pelas autoridades da vigilância sanitária, são devidamente cumpridas para a segurança de seus pacientes.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica preocupada com a segurança da população, está tomando as medidas cabíveis, em relação ao procedimento de lipoaspiração.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica está atuando junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores, no rigor dos protocolos de higienização e esterilização do instrumental cirúrgico, orientando todos os seus membros para que exijam dos estabelecimentos de saúde o fiel cumprimento desses protocolos.
Diante do exposto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica visando tranqüilizar a população, reafirma a segurança e a eficiência da Lipoaspiração.
DR. JOSÉ TARIKI
PRESIDENTE NACIONAL SBCP
Fonte:
http://www.cirurgiaplastica.org.br/publico/tariki.cfm
Veja mais matérias de Geral