Matéria

Geral

Finalmente... O resultado!

Publicado em 26/12/2008

Você não está sozinha: a expectativa para resultados perfeitos nas cirurgias plásticas ocorre em grande parte das salas de médicos especializados e some-se a isso a apreensão para que eles ocorram de forma imediata, a tempo de mostrar para amigos e familiares, ou no próximo verão. Na maioria dos casos é preciso ter muita paciência, além de dedicação e cuidados especiais para que o sonho seja realizado do jeitinho que você imaginou.

Dor e indisposição

Tem coisa pior do que se sentir dolorida por dias seguidos? Para que isso seja amenizado, é importante ser acompanhada por um especialista mesmo depois da cirurgia. Ele irá dosar os medicamentos de acordo com o caso, já que dores e edemas são muito pessoais e variam bastante. Mas não se assuste: de acordo com o cirurgião plástico Dr. Deodato Ferreira Leite, as dores pós-operatórias das cirurgias plásticas são muito toleráveis e passam com analgésicos de uso comum, como a Dipirona. Algumas intervenções são mais dolorosas durante os primeiros dias, como é o caso da cirurgia de orelhas em abano ou prótese de bumbum. "Nesse caso, o médico irá receitar analgésicos ou antiinflamatórios mais potentes e a indisposição se tornará absolutamente suportável", explica.

Contribuir com você mesma

Não dá para apertar um botão e os dias passarem mais rápido, mas com certas atitudes é possível contribuir diretamente com o período de recuperação. O importante é seguir rigorosamente as orientações do seu médico, pois só ele sabe das suas particularidades e como foi a cirurgia. Entretanto, existem muitas coisas prejudiciais no pós-operatório que podem ser controladas. "O tabagismo deve ser totalmente evitado, além do sol e dos exercícios físicos. Siga à risca uma alimentação saudável e regular", esclarece o Dr. Deodato. É imprescindível que você mantenha a calma durante esse período, pois qualquer estresse interfere diretamente no resultado de sua remodelagem.

Tempo: um santo remédio

Realmente, não há graça alguma em se preparar inteira e não ter ninguém para aplaudir. Mas como tudo na vida, essa hora vai chegar. Para isso, você necessita ter cumprido todas as recomendações médicas direitinho. De acordo com o cirurgião plástico, o resultado final das cirurgias plásticas é muito variável e depende do tipo de cirurgia. "Podemos generalizar e dizer que depois de três meses é quando grandes mudanças param de ocorrer no local", avisa. Isso porque após os três meses iniciais, as cicatrizes ainda melhoram muito, as fibroses amolecem e as próteses se acomodam. Entretanto, após duas semanas, normalmente, as equimoses desaparecem e já dá para mostrar como ficou bonito. Para considerar que finalmente o resultado foi alcançado, é preciso espera um ano passar.

Il grand finale

Confira aqui o que esperar de cada procedimento:

Rinoplastia (cirurgia do nariz) - A acomodação da pele sobre o novo arcabouço ósteo-cartilaginoso, perfil esculpido durante a cirurgia, leva mais ou menos um ano para ocorrer, embora após 15 dias da cirurgia você já estará com um nariz sem as imperfeições que a levaram à mesa cirúrgica.

Lipoaspiração - De acordo com o médico, se você ganhar peso após a lipoaspiração, o local lipoaspirado sempre será menor. Esqueça o mito de que a gordura volta novamente. Antes de exibir o biquíni, contudo, é preciso fugir do sol durante três meses e fazer 10 sessões de drenagem linfática com ultra-som. E é claro, conversar com um especialista para uma reeducação alimentar, a fim de que os pneuzinhos não voltem. O resultado definitivo poderá ser comprovado após seis meses.

Abdominoplastia ou dermolipectomia – O resultado é atingido após seis meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.

Otoplastia (cirurgia de orelhas em abano) – Logo após o procedimento, a orelha já se encontra praticamente com o formato final, porém poderá haver inchaço e roxidão que regridem em até 20 dias.

Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) – Esse procedimento talvez seja um dos mais rápidos em recuperação: em apenas 15 dias as pessoas já nem percebem que você foi operada. O resultado definitivo demora, em média, três meses.

Mamoplastia de aumento – A nova forma dos seios já é bastante evidente no pós-operatório. No primeiro mês ocorre a redução do inchaço e a cicatrização ganha força. Após seis meses é possível mensurar o resultado.

Mamoplastia redutora – Nos primeiros meses a cicatriz encontra-se bastante avermelhada. Por volta do terceiro mês, ocorre a acomodação das mamas, produzindo o contorno arredondado da região inferior. Entre seis meses e um ano os seios estarão 100%.

Gluteoplastia (prótese de glúteo) – A mudança no formato é nítida após o procedimento. Durante os primeiros dois meses, há a redução do inchaço e a cicatrização é mais intensa. Com seis meses você poderá desfilar com o seu novo derrière.

Fonte: www.fiquelinda.com.br
Veja mais matérias de Geral