Matéria

Geral

Jovens recorrem a estética cada vez mais cedo

Publicado em 30/12/2008

Elas representam 30% das pacientes que chegam às consultas dermatológicas à procura de novidades em cosméticos e procedimentos estéticos. Na verdade, o que leva as adolescentes aos consultórios é muito mais o realce do visual do que propriamente a correção de imperfeições. Algumas aprenderam a usar o brilho labial antes mesmo de escrever.

Para a maioria delas, a adolescência é sinônimo de transição seguida de conflito. Elas questionam seus sentimentos, valores e até a própria imagem. Neste fase, elas desejam tudo ao mesmo tempo, sem ter certeza de nada. "As garotas se espelham em modelos e atrizes famosas e as têm como ideais de beleza a serem alcançados", diz a Drª. Juliana Neiva, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Uma vez insatisfeitas, elas recorrem aos avanços tecnológicos nas áreas da cosmética e da estética.

A maquiagem inteligente é uma das opções. Se usada e removida corretamente, não causa danos. Os melhores cosméticos a serem usados pelas garotas são os livres de óleo com fator de proteção solar, principalmente para aquelas que apresentam peles acneicas, dadas a espinhas. Só que tão importante quanto colocar a maquiagem é remover os resíduos com produtos adequados para que o rosto não seja alvo dos temerosos cravos.

E já foi o tempo em que as meninas só podiam contar com corretivo, pó, blush, rímel e baton. Existem hoje vários procedimentos que incrementam a aparência delas. Um deles é a depilação definitiva a laser, que elimina de vez os indesejáveis pêlos, principalmente na região do buço, axilas e pernas. O tratamento para estrias é outro sucesso entre a garotada, enquanto a pele do corpo passa por mudanças como crescimento acelerado ou ganho de peso na puberdade. Neste caso, o peeling de cristal, ou microdermoabrasão, e o peeling químico de ácido retinóico são indicados para estimular a síntese de colágeno novo na pele. A celulite é outra queixa comum e elas não hesitam em lançar mão da intradermoterapia para dissolver a gordura localizada das pernas, bumbum e seios.

Com tantas alternativas, é preciso lembrar: o desejo de ficar mais bonita não deve extrapolar o bom senso. Embora muitas se interessem pelo botóx, substância que suaviza rugas de expressão, a médica é totalmente contra o uso precoce. "Não há envelhecimento que justifique. A toxina botulínica tipo A em jovens só deve ser aplicado em caso de assimetrias causadas por paralisias faciais", finaliza a dermatologista carioca.

Fonte:http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/jovens-recorrem-cosmeticos-inteligentes-procedimentos-esteticos-cada-vez-mais-cedo-223161.shtml
Veja mais matérias de Geral