Matéria

Geral

Marília Gabriela entrevista Ivo Pitanguy

Publicado em 26/12/2008

Neste domingo, dia 5, o programa "Marília Gabriela Entrevista" traz Ivo Pitanguy como convidado. Referência mundial em cirurgia plástica, o profissional logo é questionado sobre a transformação do cantor Michael Jackson. "Acredito que ele procurou fugir um pouco da beleza racial. O feio é a desproporção", opina. O entrevistado garante que no Brasil a Sociedade de Cirurgia Plástica é muito bem organizada, mas não deixa de alertar a quem procura pela operação que fique atento à boa formação acadêmica do médico. Pitanguy se formou no país e fez especializações nos Estados Unidos, na França e na Alemanha.

A plástica facial é a mais procurada pelos brasileiros. O doutor conta que a média nacional para esta operação é de 45 anos, idade muito inferior se comparada à média européia. Ele aproveita para enfatizar que a cirurgia plástica não deve ser um modismo e que nem todos os pedidos dos pacientes podem ser atendidos. "O mais difícil é quando a pessoa espera mais do que você pode fazer. Não somos deuses!", declara.

Além de atender na própria clínica, o convidado atua no Instituto Ivo Pitanguy, na Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, onde ele e uma equipe de colaboradores atendem pessoas de baixa renda. No local são feitas em torno de dez cirurgias reparadoras e estéticas por dia. "O importante é essa inclusão da medicina estética para a população carente, que não existe em parte nenhuma do mundo", orgulha-se.

Algumas técnicas de combate ao envelhecimento são discutidas no programa. Pitanguy avisa sobre os perigos das injeções: "Tudo que se injeta deve ser evitado, porque vai causar muito dano no futuro". Apesar de concordar que o Botox ajuda em muitas coisas, ele ressalta que o mau uso da substância pode causar deformidades. Questionado sobre quem impõe a ditadura da beleza, ele responde que é a natureza, e não homens ou mulheres. Ele crê que a procura pela padronização do belo é imprudente e lembra que o conceito de beleza varia de tempos em tempos. Gabi pergunta se Gisele Bündchen é a imposição artística de nossa época. "Não, ela é apenas um cromossomo feliz", brinca.

Fonte:
http://globosat.globo.com/gnt/secoes/noticia_completa.asp?nid=801
Veja mais matérias de Geral