Matéria

Geral

Plástica na Adolescência

Publicado em 26/06/2009

Atualmente as cirurgias plásticas não são mais procedimentos somente de adultos. A cada dia cresce o número de adolescentes que vão até os consultórios médicos em busca de cirurgias plásticas. Isso fez com que os cirurgiões dessem mais atenção a esse público, estudando os problemas e as consequências que essas intervenções médicas podem causar no desenvolvimento desses adolescentes. É nessa fase que ocorrem as grandes mudanças corporais, que são tanto internas quanto externas e são elas que podem levar o adolescente à insatisfação com alguns aspectos do corpo e fazer com que este procure cirurgias plásticas para corrigi-las.

A maior procura está na faixa etária entre os 14 e os 18 anos e as cirurgias que as mais realizadas são a rinoplastia (plástica no nariz) que é recomendada a partir do 14 anos, a mamoplastia tanto redutora, quanto de aumento e a lipoaspiração. Outros procedimentos muito procurados são a correção das orelhas de abano, recomendada a partir dos 6 anos e o tratamento para o aumento do volume das mamas nos meninos, camado ginecomastia.

O médico escolhido para o procedimento deve ter maturidade e ética profissional e, claro, fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Antes da cirurgia ele deve fazer uma consulta em que avalia a maturidade física do paciente, para que não aconteçam interferências no desenvolvimento natural do corpo.A sua maturidade emocional também deve ser avaliada e as expectativas que este tem em relação ao procedimento, ciente dos benefícios e das limitações que este proporcionará. Para que o adolescente tenha expectativas realistas o profissional deve informar a ele e a seus pais todos os passos pelos quais ele passará assim como as restrições do pós-operatório.

Os motivos que levaram os jovens a quererem fazer uma cirurgia plástica vão desde a simplificação das técnicas cirúrgicas e, a maior segurança que elas transmitem, até a vontade de se enquadrar em padrões estéticos, já que nessa faixa de idade a imagem tem grande valor e recebe toda a atenção e preocupação do adolescente. A plástica é um procedimento médico que, entre outras funções, visa resgatar a auto-estima das pessoas.

Na adolescência ela deve ser cuidadosa porque apresenta os mesmos riscos de qualquer outra cirurgia, mas merece maior atenção, como o pedido de exames a médicos especialistas de outras áreas como endocrinologistas e ortopedistas, para que seja possível elaborar um bom planejamento da cirurgia. Se você se interessou e pensa em recorrer à plástica consulte um especialista e amadureça bem a idéia. O recomendado é que não haja pressa em realizar essa cirurgia, pois ela merece cuidados e atenção redobrada.

Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18907~n~plastica+na+adolescencia.htm
Veja mais matérias de Geral